Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Forum-Qualidade de vida : Consumismo

Os efeitos que a propaganda causa na humanidade geram resultados limitadores e nem sempre benéficos: propagandas em out-doors, revistas, tv, rádio, malas-diretas, etc.
Somos bombardeados todos os dias! Muita gente usa o consumismo como forma de mostrar seu status social e financeiro e de se sobrepor aos demais.Acontece com carros, celulares, roupas, alimentos...

A pessoa que tem o desejo descontrolado pelo consumo tem uma doença chamada de Oniomania, ou seja é o desejo incontrolável de gastar. 

Consumo Compulsivo é uma Doença você sabia? 


No entanto, a definição de necessidade supérfluas é algo relativo, já que um produto considerado supérfluo para alguém pode ser essencial para outra, de acordo com as camadas sociais a que a população pertence. Isso pode gerar violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não roubam ou furtam nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condições de adquiri-lo. Nesses casos, a necessidade de consumo se torna uma doença, uma compulsão, que deve ser tratada para evitar maiores danos à pessoa. Muitas vezes o consumismo chega a ser uma patologia comportamental. Pessoas compram compulsivamente coisas que elas não irão usar ou que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar.
Qual é a diferença entre Consumo e Consumismo?
No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. Já quando se trata de consumismo, essa relação está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo.
Sugestões de práticas visando o consumo consciente:
 - Comprar roupas, alimentos e outras mercadorias na medida certa para o consumo individual ou da família, visando evitar ao máximo o desperdício;
- Gastar água e energia somente o necessário, evitando ao máximo o desperdício;
- Optar pelo uso de combustíveis verdes ,evitando os combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc.);
- Reutilizar produtos e bens naturais sempre que possível;
- Adquirir eletrodomésticos (geladeiras, microondas, etc) que funcionem com baixo consumo de energia elétrica;
- Promover a separação e reciclagem do lixo;

Nenhum comentário:

Postar um comentário